Thursday, June 24, 2010

Agatha Christie - A Obra da Rainha do Crime


Nascida Agatha May Clarissa Miller em 15 de Setembro de 1890, Agatha Christie é conhecida pelo mundo como a Rainha do Crime. Os seus livros venderam bilhões de cópias em inglês, além de mais alguns bilhões em línguas estrangeiras, totalizando mais de 4 bilhões. Ela é a autora mais publicada de todos os tempos em qualquer idioma, somente ultrapassada pela Bíblia e por Shakespeare. 

Ela é a autora de oitenta romances policiais e coleções de pequenas histórias, dezenove peças e seis romances escritos sob o nome de Mary Westmacott. Agatha foi pioneira ao fazer com que os desfechos de seus livros fossem extremamente impressionantes e inesperados, sendo praticamente impossível ao leitor descobrir quem é o assassino.

Durante a Primeira Guerra Mundial, Agatha trabalhou em um hospital e em uma farmácia, funções que influenciaram seu trabalho: muitos dos assassinatos em seus livros foram cometidos com o uso de veneno.

A autora e sua obra

Agatha Christie passou a infância e a adolescência num ambiente quase recluso, pois sua mãe se encarregou de dar-lhe formação cultural, proibindo-a de freqüentar escolas públicas. Tinha trinta anos quando conseguiu publicar seu livro de estréia, O misterioso caso de Styles (1921).

Agatha Christie criou dois tipos inesquecíveis: o detetive belga Hercule Poirot, com suas prodigiosas celulazinhas cinzentas no cérebro, e Miss Marple, uma solteirona simpática, observadora sagaz e tão cerebral quanto o detetive belga. Antes de morrer, em 12 de janeiro de 1976, cuidou também de preparar a despedida de Miss Marple; e voltou a mansão Styles, cenário de seu primeiro livro, para encerrar a carreira de Poirot em Cai o pano.

Em 1926, após uma média de um livro por ano, Agatha Christie escreveu a sua obra-prima: O Assassinato de Roger Ackroyd. Este foi o primeiro dos seus livros a ser publicado pela editora Collins, e marcou o início de um relacionamento aut
or-editor que durou 50 anos e 70 livros.

Um dos seus livros mais famosos, O Caso dos Dez Negrinhos (no original em inglês, Ten Little Niggers), cujo título se baseia numa cantiga infantil tradicional de Inglaterra, causou muita polémica na época em que foi publicado nos Estados Unidos devido a preocupações com acusações de racismo; por esse motivo, edições mais recentes receberam o título And Then There Were None (E Não Sobrou Nenhu
m).

O livro "Cai o Pano", narrando a última aventura de Hercule Poirot, foi publicado um pouco antes da sua morte. Agatha disse, quando publicou a história, que preferia matar o seu personagem mais famoso para evitar publicações que ela não aprovaria, após a sua mor
te.

Tanto "Cai o Pano" como "Um Crime Adormecido", o último livro da personagem Miss Marple, haviam sido escritos na década de 1940, devido à preocupação da autora em não sobreviver à Segunda Guerra Mundial, e também como uma forma de assegurar uma adicional fonte de renda para seu marido e sua filha, a quem ela legou os direitos sobre as obras, e ficaram guardados durante décadas no cofre de um banc
o.

Agatha Christie morreu em 12 de janeiro de 1976, aos 85 anos de idade, de causas naturais, em sua residência - Winterbrook, em Wallingford, Oxfordshire. Ela está enterrada no Cemitério da Paróquia de St. Mary, em Cholsey, Oxon. Sua morte deixou inconsoláveis milhões de leitores fiéis, e uma fortuna calculada em 20 milhões de dólares.



Placa em homenagem a Agatha Christie na Abadia de Torre (Torre Abbey), na Turquia.

Fonte:
Wikipédia
Resumo: Alexandre Diniz

- - - - - - - - - - Download Box Especial Agatha Christie - - - - - - - - - -


-A Casa do Penhasco;
-A mão misteriosa;
-A Morte da Senhora Macginty;
-Assassinato no Expresso Oriente;
-Aventura em Bagdá;
-Cartas na mesa;
-Morte na Mesopotâmia;
-Morte na praia;
-O Assassinato de Roger Ackroyd ;
-O Misterioso Caso de Styles ;
-Os Quatro Grandes;
-Os Trabalhos de Hércules ;
-Os Três Ratos Cegos e Outras Histórias ;
-Poirot Investiga;
-Sócios no crime;
-Tragédia em três atos;
-Um brinde de Cianureto;
-Um corpo na bibliotéca;
-Um crime adormecido;
-N ou M.

No comments:

Post a Comment